Rescaldo Final - Época 2011 - 1º Ano de Sub 23

Ano de Experiências e Aprendizagem.

Pois é pessoal e já se passou mais uma época! ;) E foi uma boa Época, apesar dos muitos contra-tempos, lesões, etc.

Antes de começar a escrever o rescaldo final passo a explicar os Objectivos a que me propus:

Ora bem sendo este o meu primeiro de escalão a fasquia não podia ser alta e sim subir á medida dos treinos! ;) Regionais, Inter-Regional(OPEN) de XCO e XMC foram os objectivos principais. Nas provas não federadas passar a participar nas Grandes!

"Atitude, Motivação, Força de Vontade entre outras.... Venha a PRÉ-ÉPOCA...!!!!!"

Começou muito bem pela primeira vez nas lides das bikes fiz uma "Pré-Época", a motivação aumentava a cada dia que passava pois era tudo novo. Chegou se a meados de Janeiro e o compromisso de envergar a camisola do BTT Lagoa do Calvo chamou (não passa por ir só ás provas) 1ª Maratona organizada pelo clube e tive de passar os treinos para depois.


Duatlo do Jamor 2011
 De volta aos treinos para dar inicio á Época de provas e nada melhor que uma estreia no Duatlo. Foi espectacular adorei a experiência e vou tentar repetir. Depois comecei a tirar a carta de condução e mais uma vez os treinos era quando houvesse tempo, mas ao contrário de muitos amigos meus continuava a participar em provas para treinar e também pelo que nos une nas provas que é o convívio entre os amigos!


Passados uns dias e umas provas já com boas indicações aparece a primeira lesão, uma queda em alcatrão no reconhecimento da 2ª prova da Taça XCO de Coruche – Erra e como as quedas nunca são bonitas esta não foi excepção, numa descida pouco íngreme ia com alguma velocidade caí desamparado para a frente levando os joelhos á rojo pelo chão uns metros até ficar com a rotula do joelho esquerdo á vista! Estava a ver a minha vida a andar para trás, fui fazer os primeiros socorros e com consciência que podia fazer a prova á mesma mas claro apenas pela participação pois por enquanto ainda estava tudo quente, e cheguei ao fim!

1# OPEN + Troféu de Sintra - Agualva

Após 1 semana e meia de recuperação voltei aos treinos/provas já sem limitações. Aproveitei o tempo da lesão para me aplicar e ter passado no código. E chegou a 1ª prova em Sub23 Federados e notei claramente a falta de ritmo para com os meus adversários, mais voltas e outros andamentos, há muito que treinar ainda! Depois fiz uma pausa em Abril para despachar a condução o mais rapidamente possível e assim foi Carta na mão! ;) Chega se a Maio e temos de meter os treinos em dia, onde fiz mais 4 provas uma delas a estreia nas Maratonas da Taça Regional, uii aqui já não é pêra doce, ou tens treino ou então sofres! :D Mas a minha mentalidade á medida que ia estando integrado na dureza de ser 1º escalão conformou se com “ A dureza a mim não me assiste “ e as provas assim faziam se melhor.

1# Taça Regional de XCM - Alcáçovas

Bem e se as coisas estavam a correr bem dentro dos possíveis treinos, Junho e Julho foram meses muito difíceis para mim, muitos furos, muitos azares, e para acabar bem uma lesão no Omoplata direito no dia antes de um objectivo da época 1ª prova XCO da Taça Regional de Setúbal – Alcáçovas, a motivação foi por água abaixo, esta lesão levou mais tempo pois é um sitio complicado que interfere com todos os movimentos desse braço. Agosto foi para trabalhar e arranjar uns trocos para meter a nova Stevens a ruular! Por isso treinos foram zero mas mesmo assim não deixei de comparecer na 1ª prova do Circuito XCO Norte Alentejano – Chança em que foi tudo bom até acabar com outro furo! Parecia que a saga dos azares queria continuar mas disse não, chega de azares e vamos mudar a mentalidade “ Sempre a Curtir Forte! “ para fazer um final de época a TOPO! E foi nesta altura que meti os meus conhecimentos em prática para conseguir chegar á desejada “Forma”. Comecei por fazer um treino base para voltar a ganhar o Endurance e Resistência que contou com (2 provas de 4H Resistência e mais 2 maratonas de 70 km’s e 85 km’s todas elas com bons acumulados de subida, mais os treinos semanais) quando entrava para as provas a mentalidade era apenas para “ Curtir Forte “ e isso veio reflectir se nos bons resultados em todas elas! ;)

A Curtir Forte na Maratona de Almeirim! ;)


O final de Época estava mesmo a chegar e quando os objectivos não foram esquecidos era altura de ir para a última fase dos treinos de especialização ou seja carrega séries! Não começou da melhor forma o regresso ao cross pois nessa semana apanhei uma gripe que não me deixou fazer uma habituação ao organismo duque era andar a fundo 1h30 a 2h de prova, claro que isso depois teve as suas consequências (piloto automático) na final da Taça Regional de Setúbal e a 5ª prova do OPEN, nada de baixar a cabeça e continuar a trabalhar forte pois as boas sensações estavam finalmente a chegar e na ultima prova do Circuito Norte Alentejano consegui meter tudo em pista! Embora a classificação não fosse a melhor pois eram atletas com mais rotina de provas nacionais que eu, só podia ficar contente! ;) Final de Época Federada já em contagem de decrescente foi altura de aperfeiçoar mais ainda! “Chora nos treinos para te rires nas provas” 2 semanas de treinos bastantes bons e muito produtivos para a Final do OPEN.

FINAL do OPEN XC Lisboa/Setúbal - Rio de Mouro
Chego ao local da prova e no reconhecimento do percurso vejo que o famoso drop da pedra ( que era um dos meus objectivos ) não estava incluído... que desilusão... :( começou logo bem... depois para ajudar a motivação a descer mais um bocado se não por completo mesmo... só haviam 3 sub23 a contar comigo para correr, ou seja podium garantido :/ não gosto nada quando isto acontece e perco logo a vontade... Mas pronto lá me juntei aos meus colegas de equipa para mais uma corrida. Andei 3 voltas para conseguir mudar a "mentalidade em prova" (pois conta e muito) só a partir daí é que comecei a realmente Curtir Forte o mítico circuito de Rio de Mouro e assim terminei a minha Época de Provas Federadas! :D


Podium da Prova 3º Lugar Sub 23


Sem comentários:

Enviar um comentário

Faz aqui o teu coment! ;)