3# Taça de Portugal de XCO – Moreira de Cónegos – 15 e 16 Maio

Boas Amigos

Participei na minha primeira prova da Taça de Portugal de XCO como federado em Moreira de Cónegos. Fui com a minha Equipa VBBikes TEAM Eu, o Fábio Torres e o Castelo. Partimos no sábado depois de almoço para umas horinhas de viagem, arrumar as bikes, malas e fazer se á estrada. E quando demos por nós já lá estávamos, mas já estavam em reunião de directores de equipa, tivemos de esperar que acabasse para depois sim levantar mos os dorsais e sim fazer o reconhecimento da pista.

Começamos a ver o circuito a partida era numa recta em alcatrão que começava logo a subir para a esquerda até entrar numa calçada e depois sim nos singles track’s do circuito. Primeiro single e começava logo a subir bem com alguns degraus para subir e continuávamos sempre a subir mais depois vinha uma ligeira descida e começava logo a subir outra vez agora mais técnico com mais pedras e raízes subimos tudo até lá acima vinha a parte das descidas com montes de rochas e drop’s para saltar muito fixe foi sempre assim até á ultima descida para a recta da meta muitos regos abertos que dificultavam a trajectória. 6 km’s por volta. Depois decidimos fazer mais uma volta para nos habituarmos melhor ao circuito. Chegamos e arrumar outra vez as bikes e siga para o hotel tomar uma banho e jantar.

Já no dia da prova o Castelo partia ás 10h nos VET A eu e o Fábio fomos dar abastecimento a ele. Terminou muito bem foi a melhor prova dele ao ficar em 15º que lhe valeu uns bons pontos no seu ranking!

Era chegada a hora da minha partida fui fazer um aquecimento e não tive problemas em demorar mais um bocado pois queria era aquecer bem para depois arrancar melhor. Fiz o aquecimento e fui ter com o Fábio pois ele sabia de umas dicas para aquecer melhor e fomos aquecer mais um bocado para a pista.

Seguia-se então a chamada para a partida, eu como ainda não tinha pontos nenhuns fui chamado em ultimo. Deu se assim a partida dos Elites depois Sub-23 e sim depois o Juniores.

Mais de 30 atletas 5 voltas para dar (30km’s) o meu objectivo era não ser dobrado pois aqui o andamento é muito superior. O comissário deu a partida, o pé encaixou logo e foi logo um sprint para subir mais umas posições no pelotão na entrada dos singles. Estava mais ou menos a metade quando começamos apanhar atletas mais atrasados teve que ser tudo á mão até lá acima. Consegui ganhar ali uns lugares mas era difícil mantê-los pois era só ataques vindos de traz e continuávamos sempre a subir e já estava quase nos últimos 6 atletas a fechar. Vinham todos na minha roda e eu sempre a puxar até acabar as subidas e começar nas descidas e depois claro alguns deles passaram me. Fui na roda para descansar um pouco pois já ia com o coração a querer saltar eheh. Vinha as descidas e sempre a descer controlado mas perdendo muito tempo para os outros. A parte das descidas já estavam agora era rolar para mais uma volta sempre sozinho, onde os primeiros elites já me estavam a passar. Aproveitei a roda do Tiago Ferreira para andar um pouco mais depressa e assim foi durante as subidas porque nas descidas ele foi se embora. Já vinha o David e Marinheiro a passar tb. Já na terceira volta a meio das subidas passou o 1º júnior sinal que fui dobrado e tinha de encostar quando chegasse á meta, nem consegui ir com ele, depois dele tb vinha mais juniores depois foi acabar de subir o resto e começar a curtir as ultimas descidas. Foi onde me passou tb o colega Fábio que ia muito bem classificado. Chegada a meta e tive de sair.


Das 5 voltas acabei a 3ª o que já não é mau. Não fiquei triste nem chateado muito pelo contrário pois foi a minha primeira prova da Taça onde tive em contacto com os melhores juniores de Portugal. O colega Fábio terminou a prova em 8º lugar (3º de primeiro ano)

O rescaldo do colega Fábio Torres podem acompanhar AQUI

Agora é treinar mais para na próxima prova da Taça a disputar dia 5 e 6 em Rio de Mouro não ser dobrado.

Agora a minha próxima prova é a 5ª Maratona do Barreiro.

Cumprimentos e Bons Treinos!

Ricardo “RaCCeR” André

Sem comentários:

Enviar um comentário

Faz aqui o teu coment! ;)